O sistema Moderno de Tai Chi Chuan se refere à simplificação do sistema tradicional de Tai Chi Chuan, que foi realizada pelo (Comitê Nacional de Esportes da China) que reformulou as rotinas (formas) de Tai Chi Chuan com o objetivo de torná- lãs mais competitivas, voltadas não só para as artes marciais mais também para o esporte.
Segundo registros quatro grandes mestres renomados da china de Tai Chi Chuan dos sistemas Chen, Yang, Sun e Wu se reuniram em Beijing (Pequim) para executar esta padronização, daí o nome sistema de Beijing (Pequim), pois foi na capital chinesa que foi concebido este novo sistema.
Após muito estudo e prática os quatro grandes mestres unindo seus conhecimentos definiram a base do sistema moderno de Tai Chi Chuan que se estabeleceu principalmente no sistema Yang de Tai Chi Chuan e mesclou os demais sistemas Chen, Wu e Sun em sua essência.
Uma das primeiras Formas (Taolus) Simplificadas do sistema moderno de Tai Chi Chuan, que foi desenvolvida foram as 24 posturas simplificadas baseadas no sistema da Família Yang de Tai Chi Chuan em 1956 e foi divulgada pelo (Comitê Nacional de Esportes da China), e foi usada como a base para os praticantes para desenvolver o sistema moderno de Tai Chi Chuan.
Na mesma época foi desenvolvido o Tai Chi Chuan simplificado de 88 posturas muito parecido com 108 posturas tradicionais da família Yang de Tai Chi Chuan e a padronização das 32 posturas de Espada (TaijiJian).
Vinte anos mais tarde em 1976, foram desenvolvidas as 48 posturas de Tai Chi Chuan simplificadas que unia os 4 principais sistemas Chen, Yang, Wu e Sun em uma só forma (Taolu) com ênfase na essência de cada um dos 4 sistemas: Chen com movimentos vigorosos e bases baixas, Yang com movimentos longos e harmoniosos e bases mais altas, Wu com movimentos flexíveis e compassados e por fim Sun com movimentos curtos e coordenados.
Treze anos depois em 1989 foi desenvolvida a rotina internacional de 42 posturas simplificadas, também unindo os 4 principais sistemas Chen, Yang, Wu e Sun mas desta vez com ênfase no sistema Yang de Tai Chi Chuan com movimentos longos e harmoniosos. Na mesma época foram desenvolvidas as rotinas competitivas dos sistemas Chen, Wu e Sun e a forma (Taolu) internacional de espada (TaijiJian) de 42 posturas do sistema de Beijing (Pequim) de Tai Chi Chuan.
As formas (Taolus) de competição internacional de 42 posturas foi consolidada no 3° Campeonato Mundial de Wushu Moderno em 1995 em Baltimore, Estados Unidos campeonato que recebeu delegações de 53 países.
Cinco anos após este grande evento da arte marcial chinesa, no ano 2000 o sistema moderno de Tai Chi Chuan obteve grandes avanços em suas técnicas, recebendo as 10 e 16 posturas simplificadas complementando as 24 posturas que em outrora era usada como base do sistema moderno, e também uma forma complementar simplificada de Lança (Qiang), assim fechando o quadro atual de técnicas do sistema moderno de Tai Chi Chuan formado por: 10, 16, 24, 32 e 42 posturas de mãos livres 42 posturas de Espada (TaijiJian), e como complemento Lança (Qiang), Dao (Facão), e hoje em dia é uma das modalidades que compõem o sistema de Wushu moderno.
Recentemente o (Comitê Nacional de Esportes da China) estuda a introdução de uma forma (Taolu) simplificada de Leque do sistema Yang de Tai Chi Chuan.